O QUE É DESIGN ESTRATÉGICO.

Design estratégico para sua empresa.

Há alguns anos o design tem ampliado sua atuação, saindo do contexto da cultura para o contexto econômico. Atualmente, todo mundo já sabe que ele é bom, mas poucas empresas o usam: ou porque não sabem exatamente o que significa ou porque desconhecem os seus benefícios ou, até mesmo, porque acreditam que é um serviço caro.

O que poucos sabem é que o design pode ser usado não só no âmbito estético de uma marca ou de um produto, mas também no estratégico de um negócio.

Pelo fato de o grau de complexidade e de competitividade do mercado estar cada vez mais alto, as empresas não encontram alternativas senão se reinventar. Elas precisam de novas maneiras que possibilitem o surgimento de soluções mais rentáveis e que gerem diferenciação. E é nesse sentido que o design estratégico pode contribuir.

Como usar o design estratégico no negócio.

O design estratégico pode ser usado como ponto central em um modelo de negócio. As metodologias e ferramentas ajudam as empresas a entender seus usuários, suas necessidades e seus desejos, bem como suas angústias e irritações.

Ao compreender esses comportamentos e atitudes, as empresas podem desenhar conceitos e estratégias, entregando um valor mais efetivo para o cliente. Elas conseguem ter, assim, um relacionamento de longo prazo, o que significa gerar fidelidade, que é o que todo negócio deseja hoje em dia.

Ao mesmo tempo, o design possibilita que as empresas repensem seus processos e sua forma de gestão, gerando mudanças operacionais e de entrega do produto ou serviço. Também permite que os funcionários ajudem na criação das estratégias, engajando-os em um processo colaborativo e contínuo de mudança.

Muitos especialistas defendem que o design estratégico nada mais é do que a utilização do processo original do design para gerir negócios. Nesse sentido, ele é capaz de reduzir custos, já que é voltado para a satisfação do cliente, ao mesmo tempo que traz resultados significativos para as organizações.

Qualquer empresa, grande ou pequena, pode investir em design. Abaixo, estão listados alguns dos benefícios do design estratégico para os pequenos negócios.

Capacidade de inovação.

Todas as empresas devem utilizar o design estratégico para entender as demandas dos clientes e identificar barreiras e novas oportunidades de negócio para, assim, se adaptar às mudanças de comportamento e consumo do mercado.

Potencial de diferenciação.

Um serviço, um produto ou uma marca com design inovador trazem diferenciação e alto valor agregado à empresa. Aplicar isso a um mercado específico fideliza o cliente e cria uma vantagem competitiva para o negócio. Dessa forma, o empresário pode colocar o preço mais adequado ao que está oferecendo.

Melhoria da gestão e redução de custos.

O design estratégico pode ser usado no gerenciamento criativo de projetos da empresa e no aperfeiçoamento dos processos de desenvolvimento de produtos e serviços. Isso, muitas vezes, reduz os custos.

Geração de lucro.

O design estratégico pode possibilitar aumento do número de vendas, alcance de uma maior fatia de mercado, melhores margens de lucro e melhor retorno sobre o investimento (ROI).

FONTE: SEBRAE

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